Leia até o final - Post de 31/10/2023.
Inflação é como um imposto, que reduz o que podemos comprar. Ela faz nosso dinheiro valer menos. Toda vez que o aumento dos preços supera os aumentos salariais, as pessoas ficam mais pobres - isto é, podem comprar menos - mesmo ganhando mais.
A inflação empobrece as pessoas. Os preços variam sempre, enquanto os salários não são reajustados imediatamente, mas apenas uma vez ao ano. Por isso, toda vez que os preços sobem, o poder de compra da população cai.
Por isso, é tão importante controlar a inflação. Para conter a inflação, o Banco Central eleva a taxa de juros, encarecendo o crédito. Isso dificulta a vida de quem tem algo para vender. Com menos crédito, menos gente consegue ir às compras em setores onde as vendas à crédito são significativas. A redução das atividades nesses setores acaba reduzindo as vendas também em setores não dependentes diretamente de crédito.
Pequenas altas na taxa de juros têm impactos significativos em financiamentos a prazos longos. Isso pode tornar inacessível a compra de um imóvel, por exemplo, levando a cancelamento ' de lançamentos imobiliários, o que por sua vez pode levar muitos operários da construção civil ao desemprego e muitos corretores de imóveis a terem sua renda diminuída.
Todos estes operários e corretores vão ao supermercado, por exemplo, e agora, vão comprar menos porque estão com menos renda. É assim que alta de juros segura a inflação, tornando mais difícil para quem tem algo a vender conseguir vender. Quem já está com dificuldades de vender não aumenta preços porque aí é que não conseguiria vender mesmo. É assim que a alta dos juros faz a inflação, que corrói o poder de compra das pessoas, cair.
Quando a inflação está sob controle, não há necessidade de dificultar as vendas. Aí, o crédito pode crescer e os juros podem cair. Graças ao bom trabalho que o Banco Central brasileiro fez em controlar nossa inflação - até recentemente, a inflação no Brasil era até menor do que nos EUA ou na Europa - a taxa de juros começou a cair por aqui e ainda vai cair mais.
Escrito por Ricardo Amorim.
Fonte: https://www.instagram.com/p/CzEHuqSOQHv/?img_index=1
Instagram: @ricamorim
Foto: APP Canva